Notícias

Unidavi é destaque regional no lançamento do Programa Multilab/SC - Laboratórios Multiusuários

09/02/2024


Foi lançado em 06 de fevereiro, pelo governador Jorginho Mello, o Programa MultiLab/SC que corresponde a um investimento de mais de R$ 111 milhões em recursos para a estruturação de laboratórios multiusuários, compra de equipamentos de ponta e desenvolvimento de pesquisas avançadas para alavancar a ciência e a inovação em Santa Catarina. O evento aconteceu na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com a presença de várias autoridades, incluindo a Vice-governadora do Estado, Sra. Marilisa Boehm, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Marcelo Fett, o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Dr. Fábio Wagner Pinto, a Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sra. Valeska Daniela Tratsk e a Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Dra. Luciane Bisognin Ceretta. Estiveram representando ajogo de meninas no evento, o Prof. M.e Charles Roberto Hasse, Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, a Prof.a Dra. Lilian Adriana Borges, Assessora de Pesquisa e a coordenadora do laboratório, Prof.a Dra. Cristina Bichels Hebeda.

O ''Unilabor, Laboratório de Pesquisas Avançadas em Toxicologia: Uma abordagem de saúde única à exposição a agrotóxicos'' foi um dos contemplados na Chamada Pública do MultiLab/SC que aconteceu ao final de 2023. O projeto envolve a implementação de um laboratório de pesquisas avançadas em imunotoxicologia e parcerias com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Universidade de São Paulo e o Hospital Regional Alto Vale (HRAV). Essa infraestrutura permitirá que as coletas e análises clínicas sejam realizadas de forma local (sem deslocamento), transformando a região do Alto Vale do Itajaí em um Centro de Referência em Imunotoxicologia, sobretudo considerando a abordagem da Saúde Única (One Health). Além disso, o laboratório estará disponível para os pesquisadores dos cursos do Núcleo da Saúde, ou seja, Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Agronomia e Educação Física e para a prestação de serviços a organizações e entidades da esfera pública e privada.

Segundo o Professor Charles, ''o compartilhamento de infraestruturas entre os participantes da rede de laboratórios permitirá a colaboração em pesquisas avançadas no Brasil e exterior e contribui para o entendimento da complexidade da integração entre a saúde humana, animal e o meio ambiente''. Ainda, os resultados das pesquisas realizadas pelo laboratório ''podem gerar projetos de intervenção e extensão voltados à educação em saúde, prevenção a doenças pós-pandemia e pós-inundações e desenvolvimento de mecanismos de resiliência para a população do Alto Vale do Itajaí para lidar com as mudanças climáticas e desastres naturais''.

É ajogo de meninas aportando sua contribuição ao desenvolvimento e progresso de Santa Catarina.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!

Compartilhe a notícia:


Google
标签: recarga jogo ff jogos de borussia flamengo joga quando jogo do remo hoje resultado do jogo da paraíba jogo do flamengo onde assistir jogar paciencia grupos de apostas esportivas jogos google arena esportiva aposta
map